Como é a pontuação dos Bancos em

Influencie seu banco dizendo o que você pensa a respeito de suas políticas e práticas em investimentos

Todas as informações sobre o tema Óleo e Gás

Diversos processos dentro da indústria de óleo e gás podem prejudicar o meio ambiente. Plataformas de perfuração, instalações de produção e refinarias oferecem grande risco de poluição da água, da terra e do ar. O derramamento de óleo de unidades petrolíferas envolvidas em acidentes já poluiu diversas zonas marinhas e costeiras. 

O Brasil possui 2,3% da produção mundial e responde por 3,3% do consumo de petróleo, além do setor de petróleo e derivados representar 11,2% das exportações brasileiras. Tal fato, aliado às recentes descobertas de novos poços de petróleo aumentam o envolvimento dos bancos com projetos no setor. A exploração de petróleo em águas ultraprofundas traz uma série de desafios técnicos, que podem representar riscos ambientais, principalmente acidentes trabalhistas e riscos de vazamento.

A pontuação dos bancos reflete principalmente a adoção de requerimentos estabelecidos pelos Padrões de Desempenho do IFC, como o Padrão 3 (Eficiência de Recursos e Prevenção da Poluição) que exige que o cliente irá evitar ou, quando isso não for possível, minimizar e controlar a liberação de materiais perigosos. Além disso, a legislação nacional também possui um peso significativo no desempenho dos bancos.

O fraco desempenho contrasta com a relevância da indústria de óleo e gás no país. Não há evidências nas políticas dos bancos de requerimentos a respeito de questões como estabelecimento de critérios socioambientais para os contratos das empresas com fornecedores e prestadores de serviços.

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×