Como é a pontuação dos Bancos em

Influencie seu banco dizendo o que você pensa a respeito de suas políticas e práticas em investimentos

Todas as informações sobre o tema Alimentos

O setor de alimentos é constituído por empresas agrícolas, pequenos produtores, empresas de processamento de alimentos e empresas de varejo. Globalmente, o setor agrícola é o maior contribuinte para o esgotamento do solo, poluição ambiental e a degradação dos ecossistemas. Estudos comprovam que o setor é responsável por 25% das emissões globais e é o maior consumidor de recursos hídricos, utilizando cerca de 90% da água potável em países em desenvolvimento.

A agropecuária vem sendo um dos destaques da economia brasileira há bastante tempo. Mesmo com retração da economia nos dois últimos anos, em 2015 o setor foi responsável por 23% do PIB brasileiro. Os efeitos do avanço da agropecuária são visíveis também na expansão dos territórios voltados para este uso. A falta de controle preocupa: segundo dados da Forest Trends, entre 2000 e 2012, a agropecuária foi responsável por até 90% do desmatamento ilegal no território brasileiro.

De maneira geral, a pontuação dos oito bancos nesse tema se limita ao compromisso dos bancos com a Política Nacional de Meio Ambiente, os Princípios do Equador (cujo Padrão de Desempenho 6 aborda a conservação da biodiversidade e manejo sustentável de recursos naturais vivos) e os requerimentos da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A melhor pontuação do Banco do Brasil é resultado da sua política específica de crédito, que estipula requerimentos ambientais para concessão de crédito a atividades agrícolas, que integram o setor de alimentos.

Houve queda significativa da pontuação neste ano devido a uma mudança nas modalidades de investimento avaliadas: pela baixa relevância das operações de project finance no escopo do tema, essa modalidade não fez parte da análise. A inclusão de novos temas de impacto direto sobre o setor, como por exemplo, escassez hídrica, também afetou a nota final dos bancos.

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×