Como é a pontuação dos Bancos em

Influencie seu banco dizendo o que você pensa a respeito de suas políticas e práticas em investimentos

Todas as informações sobre o tema Corrupção

A corrupção possui impactos negativos tanto na política quanto na economia. No campo político, é um empecilho para o desenvolvimento do Estado de direito, havendo abuso do poder dos representantes e redução na credibilidade dos governos. No campo econômico, pode causar a fuga de capitais e gasto de recursos públicos para projetos que contrariam os interesses da população.

A corrupção é um dos temas mais relevantes atualmente no setor público e privado do país. Desde 2014, quando teve início a Operação Lava Jato, ganharam relevância investigações de desvio, propinas e lavagem de dinheiro. A operação trouxe importantes desdobramentos para o país, como a consolidação da colaboração premiada, instrumento previsto na lei das organizações criminosas (Lei nº 12.850/2013), e o aperfeiçoamento de sistemas de compliance em grandes empresas, conjuntos de regras e diretrizes internas para evitar e punir casos de corrupção.

Os bancos brasileiros possuem papel estratégico na luta contra corrupção. O desenvolvimento de políticas e processos que evitem o oferecimento de produtos que facilitam a lavagem de dinheiro, remessas ilegais ao exterior e o apoio a investigações federais são alguns dos caminhos a serem seguidos pelo setor financeiro.

O Normativo de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), que estabelece diretrizes que consolidam as melhores práticas de prevenção em nível nacional e internacional para os bancos brasileiros, garante uma pontuação mínima a todos. O destaque do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander está relacionado as práticas de combate à corrupção mencionadas em suas respostas ao Questionário do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA.

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×