Como é a pontuação dos Bancos em

Influencie seu banco dizendo o que você pensa a respeito de suas políticas e práticas em investimentos

Todas as informações sobre o tema Florestas

O papel das instituições financeiras é de extrema importância para o tema. Estudos apontam que entre 2010 e 2015, os maiores bancos e investidores de países do Sudeste asiático, e da China, Japão, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, colocaram mais de US$ 50 bilhões em empresas com potencial risco florestal.

No Brasil, são diversas as atividades com impacto relevante sobre o desmatamento, sendo a principal delas o setor agropecuário. O avanço da fronteira agrícola, principalmente pela soja e pecuária, é responsável por grande parte do desmatamento de florestas nativas brasileiras. Entre 2001 e 2014, o país já perdeu 38 milhões de hectares de cobertura florestal.

A pontuação geral dos bancos mostra que, de maneira geral, ainda se limitam a verificar requerimentos presentes em acordos coletivos e legislações sobre o tema. A maior parte dos elementos considerados pelos bancos em suas decisões de investimento são aqueles que integram a legislação nacional, o Protocolo Verde ou mesmo os Princípios do Equador.

O Banco do Brasil se destaca no tema por incluir, em suas diretrizes de crédito para o agronegócio, práticas sustentáveis que evitam o uso de madeira ilegalmente cortada e negociada ao longo de toda a cadeia de fornecedores. Já o Santander se destaca por afirmar que não concede crédito a empresas que não possuem madeira certificada de acordo com o Forest Stewardship Council (FSC) dentro da sua cadeia produtiva.

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×