Como é a pontuação dos Bancos em

Influencie seu banco dizendo o que você pensa a respeito de suas políticas e práticas em investimentos

Todas as informações sobre o tema Impostos

As receitas fiscais são essenciais para financiar investimentos públicos em saúde, educação, infraestrutura e segurança. As empresas se beneficiam da estrutura e dos recursos naturais nos países onde operam e, portanto, têm a responsabilidade de pagar os impostos devidos em cada país. No entanto, diversas instituições buscam reduzir o pagamento de impostos utilizando paraísos fiscais e outras estruturas indevidas e pouco transparentes.

O Brasil é o país com a maior carga tributária em toda América Latina e Caribe, o equivalente a 33,4% do PIB Nacional. Esta carga tributária, no entanto, gera questionamentos sobre sua eficiência e sobre perdas econômicas oriundas de sonegação fiscal. O Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional calculou uma perda de R$ 420 bilhões em 2014, que poderiam ter sido destinados a investimentos públicos.

A maioria dos bancos apresentou um fraco desempenho no tema, por não divulgar por completo as informações financeiras de suas atividades em outros países onde tenham atividades relevantes, além do Brasil. O Santander Brasil e a Caixa estão à frente dos demais por suas atividades relevantes concentrarem-se somente no Brasil. Já o Itaú apresenta uma pontuação mais elevada comparativamente que o restante dos bancos por apresentar algumas informações de suas atividades no exterior.

Uma oportunidade de avanço para os bancos é deixar mais transparente seu compromisso fiscal em suas atividades no exterior e não possuir mais atividades em países apontados como paraísos fiscais, mesmo aquelas limitadas à correspondência bancária.

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×