Como é a pontuação dos Bancos em

Influencie seu banco dizendo o que você pensa a respeito de suas políticas e práticas em investimentos

Todas as informações sobre o tema Inclusão Financeira

A inclusão financeira pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de países como instrumento de redução da pobreza, bem como um meio para combater a desigualdade. A nível nacional, o governo possui o papel de regulador e facilitador. Já as instituições financeiras podem desempenhar um papel vital no fornecimento de acesso ao financiamento para todos os grupos de renda em uma sociedade, ao mesmo tempo em que ampliam suas oportunidades para oferecer seus produtos e serviços.

Com índice de bancarização em torno de 60%, o Brasil se destaca positivamente frente a outros países de grande população e em desenvolvimento, mas este número também alerta para o enorme contingente sem relacionamento com o sistema bancário. Em 2016, o Brasil ficou, pela segunda vez consecutiva, em terceiro lugar no ranking de inclusão financeira e digital, que avalia os avanços em 26 países em desenvolvimento.

O objetivo do tema é analisar a relação entre a instituição financeira e dois grupos de clientes: pessoas físicas e MPMEs. Os bancos públicos, Banco do Brasil e Caixa, se destacaram por políticas e instrumentos voltados para facilitar o acesso a produtos e serviços financeiros, destacando as modalidades de crédito imobiliário específicos para população de baixa renda e a presença física em localidades rurais.

O Bradesco, o Itaú e o Santander atingiram desempenhos razoáveis, compatíveis com suas amplas bases de clientes. Já Votorantim, BTG Pactual e Safra apresentam em suas políticas menos informações sobre facilidades para abertura de contas e educação financeira, por exemplo.

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×