Como é a pontuação dos Bancos em

Influencie seu banco dizendo o que você pensa a respeito de suas políticas e práticas em investimentos

Todas as informações sobre o tema Meio Ambiente

 

O principal foco do tema é garantir que as políticas dos bancos para as empresas nas quais investem se preocupem com a prevenção da perda das riquezas naturais e que coloquem este princípio em prática, de acordo com padrões internacionalmente aceitos e com a legislação nacional. 

O Brasil é um dos países com maior patrimônio ambiental do mundo devido a sua grande diversidade de ecossistemas e biológica, além da enorme disponibilidade hídrica - 16% do território nacional corresponde a áreas de proteção ambiental. Tendo em vista a forte dependência da economia nacional em relação aos recursos naturais, o atual desafio é conciliar a pressão sobre a utilização desses recursos com as metas de desenvolvimento sustentável, que visam garantir a preservação ambiental.

As instituições financeiras nacionais tiveram um desempenho razoável neste tema. Isso se deve a três fatores principais:

-  Abrangência das Políticas Nacionais de Meio Ambiente, legislação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e os requerimentos do IBAMA, que englobam requerimentos aplicados pelos bancos em suas operações de crédito.

 

-  Adesão aos Princípios do Equador, o que significa que os bancos adotam, ao menos para as operações de project finance, os Padrões de Desempenho do IFC, que contemplam uma série de elementos relevantes para proteção de áreas de alto valor ambiental, como aquelas especificadas pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN), UNESCO e Convenção de Ramsar.

-  Transparência de algumas instituições quanto à análise de elementos relativos a este tema para aprovação de operações de crédito.

Houve uma redução geral na pontuação dos bancos neste tema em função do não esclarecimento sobre a aplicação de acordos e iniciativas globais, como o Pacto Global das Nações Unidas, em uma ou todas as modalidades de investimento.

 

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×