Como é a pontuação dos Bancos em

Influencie seu banco dizendo o que você pensa a respeito de suas políticas e práticas em investimentos

Todas as informações sobre o tema Mineração

A indústria extrativista, além de afetar diretamente o habitat natural de plantas e animais e gerar uma grande quantidade de resíduos tóxicos, também desrespeita os direitos de comunidades locais à terra e coloca seus trabalhadores em situações de risco, muitas vezes submetidos a condições degradantes de trabalho.

O recente caso do rompimento de barragens da mineradora Samarco exemplifica a severidade de um dos riscos do setor. O incidente teve impactos negativos não só para mineradora, mas também para seus controladores, população e economia local. Também levantou preocupações sobre as barragens de rejeitos que vêm operando no Brasil aquém dos padrões de segurança adequados, o que eleva o risco de rompimento e lançamento de resíduos e efluentes sobre corpos hídricos e solo, afetando também a biodiversidade e comunidades no entorno.

A baixa pontuação dos bancos reflete não apenas a ausência de políticas específicas para o setor, como também o baixo grau de exigência da legislação nacional para os projetos de mineração, quando comparada a padrões internacionais.

Além disso, nota-se baixa adesão dos bancos a iniciativas internacionais setoriais que definem padrões para o desenvolvimento sustentável das atividades mineradoras.

O Banco do Brasil se destaca por mencionar, em suas políticas de crédito, o reconhecimento aos Princípios de Desenvolvimento Sustentável, do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), que foca na prevenção, gestão e mitigação dos impactos gerados por atividades mineradoras, além de possui uma seção voltada para mineração dentro da sua Diretrizes de Sustentabilidade para Crédito.

Uma oportunidade de avanço para os bancos é estabelecer políticas socioambientais setoriais mais rígidas, principalmente para setores nos quais um acidente pode resultar um desastre ecológico importante, como o setor de Mineração e Óleo e Gás.

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×