Como é a pontuação dos Bancos em

Influencie seu banco dizendo o que você pensa a respeito de suas políticas e práticas em investimentos

Todas as informações sobre o tema Setor Imobiliário e Habitação

O setor de construção imobiliária tem impactos diretos e indiretos sobre o bem-estar social e os meios de vida e a prosperidade das comunidades locais e indivíduos. O setor também tem potencial para desempenhar um papel significativo para mitigação das mudanças climáticas através da redução das emissões de GEE no ambiente construído. Estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) indicam que, durante todo o seu ciclo de vida, os edifícios são responsáveis por cerca de 40% de todo o consumo mundial de energia, bem como 25% de água retirada.

Entre 2008 e 2013, o mercado imobiliário brasileiro experimentou um forte crescimento, acompanhado de uma expansão no crédito para aquisição de imóveis. Em 2013, o financiamento imobiliário a partir de bancos privados apresentou uma taxa de crescimento de 31,5% no ano, próxima à dos bancos públicos, com 34,2%.  Apesar da contratação do setor devido ao cenário econômico nos últimos dois anos, bancos públicos e privados continuam apostando nos pacotes de financiamento imobiliário para facilitar a aquisição de residências.

A pontuação quase nula para tema evidencia a falta de políticas dos bancos para o setor e a baixa cobertura da legislação nacional, sendo esta aplicável apenas um elemento relacionado aos Princípios Fundamentais do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Líder no financiamento ao setor no país, a Caixa Econômica Federal se destaca relativamente aos demais. Sua pontuação está essencialmente relacionada ao Selo Casa Azul, concedido a projetos financiados pelo banco com objetivo de promover o uso racional de recursos naturais nas construções e a melhoria da qualidade da habitação. O Santander também se destaca na pontuação por deixar explícito em sua Política de Riscos Socioambientais que não concede crédito a empresas que não possuem madeira certificadas de acordo com o Forest Stewardship Council (FSC) dentro da sua cadeia produtiva.

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×