A política do Itaú

Influencie seu banco dizendo o que você pensa a respeito de suas políticas e práticas em investimentos

Responsabilidade Social de acordo com Itaú

O Itaú apresenta um resultado semelhante ao da edição anterior, avanços ainda são muito tímidos. Os temas setoriais apresentaram notas abaixo da média e a manutenção de resultados insuficientes requer um aprimoramento das políticas ou mais transparência para que seja possível identificar melhor o comprometimento do banco com as questões socioambientais.

Nem todo mau desempenho é resultado de uma ausência de política. Em vários casos a política existe, mas o banco não torna clara a sua concepção e resultado. No exemplo do Itaú, o banco explica que a categorização socioambiental de projetos é realizada por uma ferramenta desenvolvida pelo próprio banco, utilizando como referência os Padrões de Desempenho do IFC. É notável a iniciativa, pois demonstra internalização de compromissos. Contudo, não há esclarecimento sobre quais aspectos dos padrões ele realmente incorpora.

O banco lidera a pesquisa nos temas Mudanças Climáticas, Direitos Trabalhistas e Direitos do Consumidor. Enquanto no penúltimo se beneficia dos pontos por legislação e de sua política que alega integrar boas práticas trabalhistas a terceirizadas do banco, no último toma a liderança sobretudo por publicar com clareza seus correspondentes bancários.

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×