Relatório de ouvidorias de bancos são vagos e superficiais

Relatório de ouvidorias de bancos são vagos e superficiais

Pesquisa realizada pelo Idec verifica que quatro dos sete maiores bancos do País não informam o percentual de resolução de problemas pelo canal

Saiba mais
Renegociação de dívidas frustradas (2017)

Renegociação de dívidas frustradas (2017)

Na segunda pesquisa realizada em 2016 foram avaliadas as condições de renegociação de dívidas enfrentadas pelos consumidores. De acordo com o indicador de inadimplência do Banco Central, os contratos renegociadas passaram a ocupar a segunda posição no ranking da instituição, atrás apenas do cartão de crédito rotativo. Diante desse resultado, a pesquisa realizada com 1815 internautas identificou que 53,6% já renegociaram dívidas bancárias e mais da metade desse grupo voltou a ficar inadimplente e com o nome negativado.

Saiba mais
Publicidade na oferta de crédito (2016)

Publicidade na oferta de crédito (2016)

Na primeira etapa da pesquisa sobre a oferta de crédito de 2016, foram analisadas as publicidades em ambientes eletrônicos e presenciais de bancos grandes e médios e em financeiras independentes ou vinculadas a lojas de departamentos. O estudo apontou para um descomprometimento das instituições financeiras na avaliação das condições de crédito, projetando nas taxas de juros os riscos de inadimplência e induzindo o consumidor num ciclo vicioso de uso recorrente do crédito.

Saiba mais
Abertura de Contas Eletrônicas (2015)

Abertura de Contas Eletrônicas (2015)

Em 2015, a primeira etapa da pesquisa de práticas bancárias avaliou o processo de abertura de contas nos seis maiores bancos do país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander. No levantamento, buscou -se contratar pacotes digitais, para movimentação exclusiva por canais de autoatendimento: internet banking, aplicativos móveis e caixa eletrônico.  A pesquisa identificou que, ao lado da modernidade de serviços virtuais, persistem velhas práticas abusivas por parte das instituições financeiras no processo de abertura de contas.

Saiba mais
Contratação de crédito pela internet (2015)

Contratação de crédito pela internet (2015)

A segunda etapa do levantamento sobre práticas bancárias teve o objetivo de avaliar as condições oferecidas pelos seis bancos para a obtenção de crédito pessoal pelo internet banking. A pesquisa também avaliou a contratação de um serviço (seguro de vida) pela internet, a fim de verificar se as instituições respeitavam o direito de arrependimento – consagrado pelo CDC para contratações fora do estabelecimento comercial, no prazo de sete dias. 

Saiba Mais
Liquidação antecipada, encerramento de conta e avaliação do SAC (2015)

Liquidação antecipada, encerramento de conta e avaliação do SAC (2015)

Na terceira e última etapa das pesquisas de práticas bancárias de 2015, o Idec analisou o processo para liquidação antecipada de crédito e encerramento de contas. O objetivo foi verificar se os bancos concedem o desconto correto para quem realiza o pagamento de uma dívida antes do prazo e, depois disso, como conduzem o processo de encerramento da conta. Este ano, a pesquisa também avaliou o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) oferecido pelos bancos. 

Saiba mais

Matérias na Revista do Idec - 2017

Matérias na Revista do Idec - 2016

Matérias na Revista do Idec - 2015

Estudos anteriores: Matérias na Revista do Idec - 2014

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×