Pesquisa do Idec constata que pacotes de serviços dos cinco maiores bancos do Brasil têm aumento de até 78,9% entre novembro de 2016 e outubro deste ano; IPCA do período fica em 2,70%
Pesquisa do Idec constata que pacotes de serviços dos cinco maiores bancos do Brasil têm aumento de até 78,9% entre novembro de 2016 e outubro deste ano; IPCA do período fica em 2,70%
Pesquisa realizada pelo Idec verifica que quatro dos sete maiores bancos do País não informam o percentual de resolução de problemas pelo canal
Na segunda pesquisa realizada em 2016 foram avaliadas as condições de renegociação de dívidas enfrentadas pelos consumidores. De acordo com o indicador de inadimplência do Banco Central, os contratos renegociadas passaram a ocupar a segunda posição no ranking da instituição, atrás apenas do cartão de crédito rotativo. Diante desse resultado, a pesquisa realizada com 1815 internautas identificou que 53,6% já renegociaram dívidas bancárias e mais da metade desse grupo voltou a ficar inadimplente e com o nome negativado.
Na primeira etapa da pesquisa sobre a oferta de crédito de 2016, foram analisadas as publicidades em ambientes eletrônicos e presenciais de bancos grandes e médios e em financeiras independentes ou vinculadas a lojas de departamentos. O estudo apontou para um descomprometimento das instituições financeiras na avaliação das condições de crédito, projetando nas taxas de juros os riscos de inadimplência e induzindo o consumidor num ciclo vicioso de uso recorrente do crédito.
Em 2015, a primeira etapa da pesquisa de práticas bancárias avaliou o processo de abertura de contas nos seis maiores bancos do país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander. No levantamento, buscou -se contratar pacotes digitais, para movimentação exclusiva por canais de autoatendimento: internet banking, aplicativos móveis e caixa eletrônico. A pesquisa identificou que, ao lado da modernidade de serviços virtuais, persistem velhas práticas abusivas por parte das instituições financeiras no processo de abertura de contas.
A segunda etapa do levantamento sobre práticas bancárias teve o objetivo de avaliar as condições oferecidas pelos seis bancos para a obtenção de crédito pessoal pelo internet banking. A pesquisa também avaliou a contratação de um serviço (seguro de vida) pela internet, a fim de verificar se as instituições respeitavam o direito de arrependimento – consagrado pelo CDC para contratações fora do estabelecimento comercial, no prazo de sete dias.
Na terceira e última etapa das pesquisas de práticas bancárias de 2015, o Idec analisou o processo para liquidação antecipada de crédito e encerramento de contas. O objetivo foi verificar se os bancos concedem o desconto correto para quem realiza o pagamento de uma dívida antes do prazo e, depois disso, como conduzem o processo de encerramento da conta. Este ano, a pesquisa também avaliou o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) oferecido pelos bancos.
Sua mensagem foi enviada com sucesso