Avaliação de Políticas 2022

Avaliação de Políticas 2022

A nona edição do Guia dos Bancos Responsáveis (GBR) chega em um momento de grande reflexão sobre o tema "Bem-estar Animal e Finanças Sustentáveis" Se o debate sobre responsabilidade socioambiental já vem ganhando corpo mundialmente há algum tempo, a pandemia de Covid-19 tornou ainda mais premente a promoção do desenvolvimento sustentável. Confira os resultados!

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Financiamento de bancos à monocultura de eucalipto no Vale do Jequitinhonha causa grandes impactos ambientais

Financiamento de bancos à monocultura de eucalipto no Vale do Jequitinhonha causa grandes impactos ambientais

Estudo mostra como a monocultura de eucalipto no Alto Jequitinhonha é responsável pela expropriação de terras e águas de agricultores da região.

 

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Uma em cada cinco reclamações não é resolvida por maiores bancos

Uma em cada cinco reclamações não é resolvida por maiores bancos

Pesquisa do Idec avaliou o desempenho dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) do setor bancário entre 2019 e 2021, antes e após a pandemia, dos sete maiores bancos comerciais que atuam no país: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Itaú, BTG Pactual e Safra.

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Impactos do crédito consignado no endividamento de idosos

Impactos do crédito consignado no endividamento de idosos

Ofertas abusivas e falta de regulação do crédito consignado promovem "sequestro de renda" e aprofundam o endividamento de idosos, em especial, aqueles que são beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Este diagnóstico faz parte de um estudo de caso realizado pelo GBR (Guia dos Bancos Responsáveis), uma coalizão internacional que, no Brasil, é coordenada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

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Pesquisa de Tarifas 2021

Pesquisa de Tarifas 2021

Os bancos tradicionais brasileiros apresentaram reajustes abusivos de tarifas mesmo diante da crescente digitalização de serviços financeiros e das consequências econômicas da pandemia de Covid-19. O relatório de 2021 (realizado entre junho de 2020 e julho de 2021) aponta que as tarifas avulsas, de forma geral, apresentaram reajustes elevados, acima da inflação calculada pelo Índice de Preços Amplo ao Consumidor (IPCA) de 8,35%, acumulada no período analisado. Já serviços como saques, depósitos e transferências tiveram aumentos entre 9% (Caixa Econômica Federal) e 25% (Bradesco), mesmo com a crescente tendência de digitalização desses serviços. 

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Avaliação de Políticas 2020

Avaliação de Políticas 2020

A oitava edição do Guia dos Bancos Responsáveis (GBR) chega em um momento de grande reflexão sobre o tema da sustentabilidade. Se o debate sobre responsabilidade socioambiental já vem ganhando corpo mundialmente há algum tempo, a pandemia de Covid-19 tornou ainda mais premente a promoção do desenvolvimento sustentável. Confira os resultados!

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Pesquisa aponta que ‘educação financeira’ promovida por bancos é falha

Pesquisa aponta que ‘educação financeira’ promovida por bancos é falha

Estudo realizado pelo Idec revela que 46% das pessoas entrevistadas acreditam que as informações das instituições financeiras não contribuem para evitar o superendividamento e 21% acham que o banco deveria informar melhor os riscos na contratação de créditos.

 

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Financiamento do desmatamento na Amazônia e no Cerrado

Financiamento do desmatamento na Amazônia e no Cerrado

Instituições financeiras podem utilizar o capital como combustível para os incêndios florestais e violações de direitos humanos ao financiar ou investir em empresas sem exigir os devidos cuidados ou promover engajamento.

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Integração do bem-estar animal é tendência no setor financeiro

Integração do bem-estar animal é tendência no setor financeiro

Apesar de o mercado financeiro já adotar índices de sustentabilidade deste tema, nenhum dos grandes bancos brasileiros apresenta políticas para o bem-estar animal

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Pesquisa de tarifas 2020

Pesquisa de tarifas 2020

Bancos reajustam tarifas acima da informação sucessivamente nos últimos dez anos. Entre 2019 e 2020, as instituições financeiras públicas lideram aumentos que chegam a 200 vezes acima da inflação do período.

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Conservação da Amazônia depende de maior comprometimento dos bancos

Conservação da Amazônia depende de maior comprometimento dos bancos

 Em meio à pandemia de coronavírus, é preciso pensar no amanhã de todo o planeta e garantir a conservação das florestas, principalmente a amazônica, que garante a chuva no mundo todo. O Idec reuniu diversos estudos e evidências para mostrar o papel que os bancos brasileiros têm na preservação - ou destruição - da Amazônia.

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As armadilhas do crédito: estudo revela relação entre inadimplência e abusos da publicidade

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Pesquisa analisou mais de 100 mensagens publicitárias de 5 modalidades de crédito oferecidas; veja como identificar as armadilhas que podem levar ao superendividamento. 

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Pesquisa Tarifas 2019

Pesquisa Tarifas 2019

Pesquisa do Idec mostra que, mesmo com a guerra pela oferta de contas sem tarifas, pacotes de serviços dos cinco maiores bancos do Brasil tiveram aumento acima da inflação entre 2017 e 2019. 

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Essencial para evitar tragédias

Essencial para evitar tragédias

Pesquisa do Idec constata a importância da Política de Responsabilidade Socioambiental dos Bancos para evitar tragédias como a de Brumadinho.

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Bancos Pouco Engajados

Bancos Pouco Engajados

A avaliação de políticas do GBR 2018 mostra os bancos com um desempenho fraco na sua responsabilidade socioambiental. Faltam políticas detalhadas, disposição para o diálogo e transparência com a sociedade. Aqui você encontra a pesquisa completa, com tabela comparativa e detalhes de cada tema.

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Reajustes de tarifas bancárias ficam bem acima da inflação

Reajustes de tarifas bancárias ficam bem acima da inflação

Pesquisa do Idec constata que pacotes de serviços dos cinco maiores bancos do Brasil têm aumento de até 78,9% entre novembro de 2016 e outubro deste ano; IPCA do período fica em 2,70%

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Relatório de ouvidorias de bancos são vagos e superficiais

Relatório de ouvidorias de bancos são vagos e superficiais

Pesquisa realizada pelo Idec verifica que quatro dos sete maiores bancos do País não informam o percentual de resolução de problemas pelo canal

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Renegociação de dívidas frustradas (2017)

Renegociação de dívidas frustradas (2017)

Na segunda pesquisa realizada em 2016 foram avaliadas as condições de renegociação de dívidas enfrentadas pelos consumidores. De acordo com o indicador de inadimplência do Banco Central, os contratos renegociadas passaram a ocupar a segunda posição no ranking da instituição, atrás apenas do cartão de crédito rotativo. Diante desse resultado, a pesquisa realizada com 1815 internautas identificou que 53,6% já renegociaram dívidas bancárias e mais da metade desse grupo voltou a ficar inadimplente e com o nome negativado.

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Estudo 'Os bancos colhem o que plantam?' (2017)

Estudo 'Os bancos colhem o que plantam?' (2017)

O relatório avalia se os bancos levam em consideração questões socioambientais relevantes para commodities agropecuárias (em especial, soja, carne e óleo de palma), bem como se eles apresentam sistemas de governança e implementação adotados para que esses critérios sejam, de fato, aplicados.

Foram avaliados os bancos que tiveram maior exposição de sua carteira de crédito ao setor agrícola: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander. As cinco instituições declaram avaliar e monitorar empréstimos concedidos em questões sociais e ambientais e divulgam algumas práticas e políticas para concessão de crédito. O estudo, no entanto, também identificou que, apesar dos bancos terem emprestado cerca de R$ 200 bi ao setor agropecuário em 2015, ainda apresentam poucos sistemas e recursos para garantir que projetos que não cumpram com boas práticas socioambientais sejam financiados.

Apenas Santander e Banco do Brasil apresentaram, em suas políticas, critérios específicos para os riscos socioambientais associados à agricultura, sendo que somente o primeiro considera riscos específicos da produção de óleo de palma e soja.

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Publicidade na oferta de crédito (2016)

Publicidade na oferta de crédito (2016)

Na primeira etapa da pesquisa sobre a oferta de crédito de 2016, foram analisadas as publicidades em ambientes eletrônicos e presenciais de bancos grandes e médios e em financeiras independentes ou vinculadas a lojas de departamentos. O estudo apontou para um descomprometimento das instituições financeiras na avaliação das condições de crédito, projetando nas taxas de juros os riscos de inadimplência e induzindo o consumidor num ciclo vicioso de uso recorrente do crédito.

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Estudo Direitos do Consumidor (2016)

Estudo Direitos do Consumidor (2016)

Assim como o estudo das políticas das instituições financeiras em catorze temas distintos, a avaliação das políticas em direitos do consumidor verificou em 21 elementos, como se materializa a preocupação dos bancos com seus clientes e como essa preocupação está inscrita em seus diversos documentos públicos.

A verificação dessas políticas se concentrou nas recomendações para cinco grupos de serviços bancários: contas correntes e poupanças, crédito rotativo, empréstimos pessoais, crédito imobiliário e investimentos pessoais e seguros.

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Estudo 'Minando nosso futuro' (2016)

Estudo 'Minando nosso futuro' (2016)

O relatório analisa os investimentos de 75 bancos em um grupo de 178 companhias atuantes em energia de origem fóssil (carvão, petróleo e gás) alguns tipos de energias renováveis. O objetivo do estudo foi analisar se as instituições financeiras estão contribuindo para o combate às mudanças climáticas e se seus investimentos estão compatíveis com compromissos assumidos em relação ao clima.


O relatório aponta que 25 maiores bancos comerciais do mundo destinaram, entre 2009 e 2014, pelo menos US$ 931 bilhões a empresas e projetos baseados em combustíveis fósseis e apenas US$ 98 milhões voltados a energias renováveis no mesmo período.

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Liquidação antecipada, encerramento de conta e avaliação do SAC (2015)

Liquidação antecipada, encerramento de conta e avaliação do SAC (2015)

Na terceira e última etapa das pesquisas de práticas bancárias de 2015, o Idec analisou o processo para liquidação antecipada de crédito e encerramento de contas. O objetivo foi verificar se os bancos concedem o desconto correto para quem realiza o pagamento de uma dívida antes do prazo e, depois disso, como conduzem o processo de encerramento da conta. Este ano, a pesquisa também avaliou o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) oferecido pelos bancos. 

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Contratação de crédito pela internet (2015)

Contratação de crédito pela internet (2015)

A segunda etapa do levantamento sobre práticas bancárias teve o objetivo de avaliar as condições oferecidas pelos seis bancos para a obtenção de crédito pessoal pelo internet banking. A pesquisa também avaliou a contratação de um serviço (seguro de vida) pela internet, a fim de verificar se as instituições respeitavam o direito de arrependimento – consagrado pelo CDC para contratações fora do estabelecimento comercial, no prazo de sete dias. 

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Abertura de Contas Eletrônicas (2015)

Abertura de Contas Eletrônicas (2015)

Em 2015, a primeira etapa da pesquisa de práticas bancárias avaliou o processo de abertura de contas nos seis maiores bancos do país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander. No levantamento, buscou -se contratar pacotes digitais, para movimentação exclusiva por canais de autoatendimento: internet banking, aplicativos móveis e caixa eletrônico.  A pesquisa identificou que, ao lado da modernidade de serviços virtuais, persistem velhas práticas abusivas por parte das instituições financeiras no processo de abertura de contas.

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Estudo 'Transparência e Prestação de Contas no setor financeiro' (2015)

Estudo 'Transparência e Prestação de Contas no setor financeiro' (2015)

47 bancos dos sete países onde o Fair Finance Guide International (FFGI) atua receberam uma pontuação a respeito de quatro aspectos principais: publicação de políticas e gestão de riscos; divulgação de investimentos; relatórios sobre a participação em empresas e comportamento eleitoral; e diálogo com as partes interessadas.

Apenas um dos bancos brasileiros está entre os dez primeiros no ranking internacional, sendo que nenhum banco está na categoria de líderes. Para saber mais sobre os resultados da pesquisa, práticas do seu banco ou como o setor financeiro vem debatendo os temas de Transparência e Prestação de Contas e Impostos e Corrupção, acesse o estudo no link abaixo!

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