Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!
Em “Direitos do Consumidor” são avaliadas as matérias que dizem respeito ao dia a dia do relacionamento dos clientes com os bancos. Busca-se saber quais as políticas no trato com clientes, de crédito responsável e de responsabilização em caso de roubo, furto e fraude. O tema também se debruça sobre a proteção de dados e as políticas de prevenção e tratamento do superendividamento. Na página de metodologia, todos os elementos de avaliação estão listados na íntegra.
Este é o quarto tema com maior nota média, em grande parte devido ao Brasil dispor de uma grande base de políticas e iniciativas que podem contribuir para uma melhor relação entre as instituições financeiras e seus clientes. Mas também pesa no desempenho positivo a relação dos bancos com organizações de defesa do consumidor, como o Idec, o que tem levado à crescente formalização de políticas. Mais uma vez, a abertura ao diálogo se mostra de grande valia para todas as partes.
Todas as instituições financeiras pontuam no
elemento referente à existência de uma política que regula a ética dos funcionários em não se comportarem de forma discriminatória com clientes. Evidentemente, a prática dessa política é particularmente sensível, uma vez que há casos de discriminação evidenciados pela mídia nos últimos anos. Outro aspecto a aprimorar é que, apesar de terem políticas contra a discriminação, nenhum dos bancos apresenta um modelo de remuneração que encoraje funcionários a tratar de forma responsável e justa os clientes, que seria um incentivo a mais para condutas não discriminatórias e em conformidade com os direitos dos consumidores.
Todos os bancos, sem exceção, comunicam em seus documentos que respeitam a privacidade dos dados de seus clientes. Com respeito à proteção de dados, também houve melhora nas políticas e consequentemente na nota por causa da entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Quer saber mais? Leia o relatório completo aqui
Sua mensagem foi enviada com sucesso