Como é a pontuação dos Bancos em

Todas as informações sobre o tema Direitos Humanos

No tema “Direitos Humanos” são avaliadas principalmente as exigências que os bancos colocam para as empresas que financiam ou nas quais investem. Os elementos avaliam se há exigência de que essas empresas tenham um processo para identificar, prevenir e mitigar impactos negativos nos direitos humanos que suas atividades e projetos podem gerar. Também há consideração a direitos humanos específicos, como os das crianças. Na página de metodologia, todos os elementos de avaliação estão listados na íntegra.

No tema dos direitos humanos, todos os bancos melhoraram as suas notas, mesmo com a retirada, conforme narrado no Capítulo 2, item “Pontos de Legislação”, do ponto de legislação referente à consulta livre, prévia e informada aos povos indígenas, que lhes conferia 0,5 de pontuação. Ainda sim, há um patamar mínimo de 1 ponto para os bancos que aderem aos Princípios do Equador e Padrões de Performance do IFC. 

Quando o assunto são os compromissos das empresas para prevenir e mitigar os impactos de suas práticas nos direitos humanos, o principal documento de referência são os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos, produzido por iniciativa da ONU. Seis bancos avaliados mencionam os Princípios Orientadores como fonte de referência ou alinhamento de suas políticas de direitos humanos, representando uma melhora em relação à última avaliação, quando apenas quatro estavam alinhados com o standard. São eles:  Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e, ainda, BTG Pactual e Safra. Por sua vez, ainda que não abordem os Princípios Orientadores da ONU, o BNDES, Bradesco e a Caixa Econômica Federal publicam política exigindo compromissos de empresas financiadas com a temática dos direitos humanos. 

Quer saber mais? Leia o relatório completo aqui

 

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×