Como é a pontuação dos Bancos em

Influencie seu banco dizendo o que você pensa a respeito de suas políticas e práticas em investimentos

Todas as informações sobre o tema Florestas

O tema diz respeito aos setores extrativista vegetal e de papel e celulose. Ele avalia também as políticas dos bancos para o desmatamento, certificação e uso de produtos químicos.

No Brasil, são diversas as atividades com impacto relevante sobre o desmatamento, sendo a principal delas o setor agropecuário. O avanço da fronteira agrícola, principalmente pela soja e pecuária, é responsável por grande parte do desmatamento de florestas nativas brasileiras.

A pontuação geral dos bancos mostra que, de maneira geral, ainda se limitam a verificar requerimentos presentes em acordos coletivos e legislações sobre o tema. A maior parte dos elementos considerados pelos bancos em suas decisões de investimento são aqueles que integram a legislação nacional, o Protocolo Verde ou mesmo os Princípios do Equador.

Todos os bancos têm políticas contra o desmatamento. Mas apenas BB, BTG Pactual, Caixa e Santander explicitam medidas que previnem o uso de madeira ilegalmente cortada ou comercializada. BTG Pactual e Santander exigem a certificação FSC.

Este tema é o único liderado pelo BTG Pactual. Isso se deve ao fato de uma especialização do Grupo neste setor, na categoria de gestão de recursos de terceiros (asset management).

BB e BTG Pactual têm nas suas políticas específicas para florestas plantadas considerações sobre questões sociais, ambientais e de governança nas cadeias de suprimento e subcontratadas das empresas que recebem seus financiamentos e investimentos, respectivamente. A Caixa também tem uma política setorial, mas não aborda essas questões.

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×