Como é a pontuação dos Bancos em

Todas as informações sobre o tema Florestas

O tema “Florestas” avalia as diretrizes dos bancos para empresas do setor de papel e celulose e da cadeia da madeira. Ele avalia também as políticas dos bancos para o desmatamento e certificação madeireira. Na página de metodologia, todos os elementos de avaliação estão listados na íntegra.

Há um mínimo de 0,5 de nota, devido à pontuação por legislação, referente ao direito originário às terras indígenas e usufruto exclusivo reconhecido na Constituição Federal brasileira. O patamar sobe para 1,9 somando-se os pontos automáticos para os bancos que aderem aos Princípios do Equador, Padrões de Performance do IFC e Diretrizes Ambientais, de Saúde e de Segurança do Grupo Banco Mundial.

Este tema é o único liderado pelo BTG Pactual. Isso se deve a uma especialização do conglomerado neste setor, por meio de suas subsidiárias especializadas na gestão de ativos florestais. Outra singularidade do tema é que foi onde mais houve pontuação na categoria gestão de recursos de terceiros, categoria na qual se concentra as boas práticas dessas subsidiárias.

O BTG Pactual não gere florestas tropicais e nem locais onde haja patrimônios da humanidade e alega não adquirir propriedades onde a aquisição da terra teria um impacto adverso em populações indígenas. Também se compromete a não investir os ativos de seus clientes onde é conhecido o alto valor de conservação e garante que minimiza o uso de agrotóxicos a partir do monitoramento das plantações.

Todos os bancos têm políticas contra o desmatamento nos créditos corporativos e financiamento de projetos, verificando a regularidade de propriedades no Ibama. Mas apenas BB, Itaú, Santander (os 3 nas modalidades de crédito) e BTG Pactual (na modalidade de gestão de recursos de terceiros) explicitam medidas que previnem o uso de madeira cortada ou comercializada ilegalmente. BTG Pactual e Santander exigem a certificação FSC, rendendo a segunda posição no tema a este último.

Quer saber mais? Leia o relatório completo aqui

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×