Como é a pontuação dos Bancos em

Influencie seu banco dizendo o que você pensa a respeito de suas políticas e práticas em investimentos

Todas as informações sobre o tema Geração de Energia

A geração de energia por combustíveis fósseis é uma das maiores fontes de emissão de gases do efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global: 84% do total de emissões de CO2 e 64% das emissões de gases do efeito estufa no mundo são emitidos pelo setor energético. No entanto, o impacto da geração de energia vai além da questão climática: poluição atmosférica local de termoelétricas a carvão, o acúmulo de resíduos radioativos perigosos de usinas nucleares e riscos socioambientais do alagamento de grandes áreas para usinas hidrelétricas.

A matriz energética nacional é majoritariamente renovável. No entanto, a geração a partir de grandes centrais hidrelétricas é um tema sensível pois grandes barragens que desalojam comunidades tradicionais, alteram o fluxo de rios e atingem a fauna e flora local estão entre os aspectos controversos. O fraco desempenho dos bancos neste tema chama atenção para o posicionamento ainda distante das políticas dos bancos para questões controversas e relevantes.

Quase todos os bancos, exceto BTG Pactual e Safra, apresentam linhas de financiamento específicos para geração de energia renovável (eólica, solar, maremotriz, pequenas e médias centrais hidrelétricas e geotermal). Porém, não divulgam metas quantitativas mensuráveis para investimento em energias renováveis ou desinvestimento em combustíveis fósseis., com exceção do Santander.

A grande discrepância de nota entre o BNDES e os outros bancos se deve ao fato de banco de desenvolvimento não financiar mais termelétricas a carvão e a combustíveis fósseis desde 2017. Desde então, somente termelétricas a gás são abrangidas nos leilões de geração de energia. 

Somente BB, BNDES e Caixa têm uma política para este setor, que é de extrema relevância na economia brasileira e que gera grandes impactos.

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×