Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!
Em “Direitos do Consumidor” são avaliadas as matérias que dizem respeito ao dia a dia do relacionamento dos clientes com os bancos. Busca-se saber quais as políticas no trato com clientes, de crédito responsável e de responsabilização em caso de roubo, furto e fraude. O tema também se debruça sobre a proteção de dados e as políticas de prevenção e tratamento do superendividamento. Na página de metodologia, todos os elementos de avaliação estão listados na íntegra.
O tema, que ficou em quarto lugar na última avaliação, passou para a segunda posição nesta edição do GBR, sobretudo devido ao fato do Brasil dispor de uma grande base de políticas e iniciativas que podem contribuir para uma melhor relação entre as instituições financeiras e seus clientes. Mas também pesa no desempenho positivo a relação dos bancos com organizações de defesa do consumidor, como o Idec, o que tem levado à crescente formalização de políticas no tema. Mais uma vez, a abertura ao diálogo se mostra de grande valia para todas as partes.
todos os bancos que garantem aos consumidores o tratamento adequado de reclamações, publicando inclusive o número de queixas e as principais demandas nos relatórios de ouvidorias, em respeito às regulamentações do setor.
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