Como é a pontuação dos Bancos em

Todas as informações sobre o tema Transparência e Prestação de Contas

O tema “Transparência e Prestação de Contas” avalia o nível de transparência com a qual a instituição financeira comunica e relata suas diretrizes de responsabilidade socioambiental, o escopo de seus investimentos e financiamentos e o diálogo com as partes interessadas. Também avalia sua prestação de contas com a sociedade. Na página de metodologia, todos elementos de avaliação estão listados na íntegra. 

Em relação à avaliação de políticas de 2018, percebe-se uma maior transparência por parte da maioria os bancos. A disponibilidade e detalhamento dos documentos disponibilizados ao público aumentou significativamente. Além disso, foi notável o fato de que todos os bancos facilitaram o acesso a esses documentos, reunindo-os nos portais de relações com investidores e de sustentabilidade. No entanto, ainda são necessárias melhorias.

Todos os bancos pontuam por terem uma política descrevendo sua PRSA, em linha com o que é exigido pela Resolução 4327/14, já mencionada anteriormente. Também por uma questão regulamentar, todos os bancos disponibilizam canais de ilicitudes em que qualquer pessoa pode registrar denúncias de ilícitos que possam ter ocorrido ou estar ocorrendo nas operações da instituição financeira. O Itaú vai além e abre o canal para denúncias de ilegalidades cometidas por seus fornecedores. O Safra esclareceu ao GBR que seu canal também poderia receber denúncias relativas a empresas que ele financia. Ainda que nunca tenha recebido denúncias do tipo, é pouco provável que aconteça, pois o público não tem meios de saber quem são seus clientes.

Quer saber mais? Leia o relatório completo aqui

 

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×