Como é a pontuação dos Bancos em

Influencie seu banco dizendo o que você pensa a respeito de suas políticas e práticas em investimentos

Todas as informações sobre o tema Transparência e Prestação de Contas

O direito público de acesso à informação é estabelecido em diversos instrumentos internacionais. Para o setor financeiro, transparência e prestação de contas são ainda mais importantes do que para outros segmentos. Por interagirem com praticamente todos os setores da economia, é essencial que os bancos relatem publicamente e de forma transparente suas próprias atividades e as empresas, projetos e governos que recebem seu capital.

É um tema de especial importância porque níveis maiores de clareza e transparência implicam em maior compreensão da atuação socioambiental do banco. Não à toa, o posicionamento dos bancos neste tema ficou semelhante ao ranqueamento geral.

No geral, os bancos brasileiros comunicam mal os dados sobre as empresas nas quais investem seus recursos próprios e de clientes. Somente as subsidiárias de BNDES e Caixa publicam claramente o nome das empresas nas quais investem seus recursos.

BNDES, Bradesco, Itaú e Santander publicam um detalhamento das suas carteiras por região, tamanho e indústria ou setor, o que já é muito importante para identificar as prioridades do banco. BB, BNDES, Bradesco Caixa, Itaú e Santander publicam o número de empresas com quais tiverem interação em questões socioambientais.

Enquanto BB e Bradesco publicam somente para a modalidade project finance, em consonância com os Princípios do Equador, Caixa, Itaú e Santander publicam também para créditos corporativos. Além dessas categorias, o BNDES traz também essas informações para investimentos proprietários.

Uma importante medida de transparência é o desenvolvimento de sustentabilidade que tragam informações realmente relevantes. Uma das melhores formas que de se fazer isso é utilizando as "Diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative" (GRI), que facilita a procura por informações. As diretrizes são utilizadas por BB, BNDES (alguns indicadores), Bradesco, Caixa, Itaú e Santander.

 

Caro cliente de banco, você tem o poder, participe!

Nos ajude a engajar e melhorar as políticas e práticas dos bancos brasileiros. Compare o desempenho do seu banco com o de seus concorrentes. Se você está insatisfeito, notifique aqui seu banco. Ou porque não mudar para um banco melhor? Participe!

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×