Fair Finance International - um novo nome para a rede internacional do Guia dos Bancos Responsáveis

sexta-feira, 31 de julho de 2020

No início de julho deste ano, o Fair Finance Guide International (FFGI) – rede internacional da qual o Guia de Bancos Responsáveis (GBR) é parte – mudou de nome: agora ele chama Fair Finance International (FFI). A mudança foi feita para refletir melhor o escopo e a diversidade dos trabalhos da rede e o movimento de expansão para novas regiões e países.

Fundado em 2009, o FFI é uma rede global que visa o fortalecimento do compromisso das instituições financeiras com padrões sociais, ambientais e de governança. Atualmente é composta por mais de 50 entidades e está presente em nove países além do Brasil (Japão, Holanda, Suécia, Noruega, Bélgica, Indonésia, Alemanha, Tailândia e índia). 

O ponto central do trabalho da rede é estabelecido por uma metodologia rigorosa usada para avaliar a abordagem das instituições financeiras em relação à sustentabilidade. No total, 23 temas críticos foram elencados para fazer esse diagnóstico, dentre eles estão corrupção, direitos humanos e mudanças climáticas. Essas avaliações são a base do diálogo construtivo com os bancos para melhorias de políticas e práticas financeiras que sejam mais responsáveis ​​e sustentáveis.

Nos últimos anos, o FFI pressionou instituições financeiras para interromper investimentos de empresas ligadas ao desmatamento e aos combustíveis fósseis. Fez também com que os bancos adotassem compromissos mais fortes em relação aos direitos trabalhistas e aos princípios de igualdade de gênero.

No Brasil, o GBR é uma iniciativa de uma coalizão de organizações da sociedade civil brasileiras e realiza a cada dois anos a avaliação de políticas dos bancos. Liderada pelo Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a iniciativa conta também com Conectas, Instituto Sou da Paz e Instituto de Defesa Coletiva. Acompanhe o nosso trabalho aqui pelo site.

Diga ao seu banco o que você acha do desempenho dele

Compartilhe o conteúdo

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×