Sobre o Guia dos Bancos Responsáveis

O Guia dos Bancos Responsáveis é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) com o apoio da Oxfam Novib (confederação que inclui 17 organizações trabalhando através de parcerias e em comunidades em mais de 90 países). A iniciativa faz parte da Fair Finance Guide International, uma rede internacional de organizações da sociedade civil que visa o fortalecimento do compromisso dos bancos e outras instituições financeiras com normas sociais, ambientais e de direitos humanos.

 

 

Objetivo do GBR
Realizadores
Apoiadores
Links Úteis
Objetivo do GBR
Objetivo do GBR

Objetivo do GBR

Os bancos oferecem aos seus clientes uma ampla gama de serviços e soluções financeiras, as quais permitem que empresas, governos e indivíduos em geral tenham acesso ao capital disponível para diferentes tipos de atividades econômicas. Mas, essas atividades tanto podem violar direitos humanos ou poluir o meio ambiente quanto contribuir para a melhora das condições básicas de vida ou auxiliar na proteção da biodiversidade.

O projeto Guia dos Bancos Responsáveis tem como objetivo analisar a responsabilidade socioambiental de instituições financeiras a partir da ótica de suas carteiras de crédito e investimentos – ou seja, para quais empresas ela destina o seu próprio dinheiro e de seus clientes. Entendemos a responsabilidade socioambiental de uma organização como sua responsabilidade em relação aos impactos das decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Essa responsabilidade deve ser fomentada através de um comportamento transparente e ético, que contribua para o desenvolvimento sustentável.

Realizadores

O Guia dos Bancos Responsáveis é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) com o apoio da Oxfam Novib. A iniciativa faz parte da Fair Finance Guide International.

Apoiadores

O GBR, além de seus realizadores, é uma coalizão composta pelas seguintes organizações:

Links Úteis

Links Úteis

Estes links trazem iniciativas relacionadas a temas de sustentabilidade no setor financeiro:

Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE

CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

Pedagogia da Economia

Compartilhe o conteúdo

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×