Sobre o Guia dos Bancos Responsáveis

O GBR é uma iniciativa de uma coalizão de organizações da sociedade civil brasileira liderada pelo Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Temos o objetivo de avaliar o grau de comprometimento dos maiores bancos brasileiros com diversos temas de relevância social e ambiental. A iniciativa faz parte do Fair Finance International (FFI), uma rede internacional que visa o fortalecimento do compromisso das instituições financeiras com padrões sociais, ambientais e de governança.

 

 

Objetivo do GBR
Apoiadores
Realizadores
Objetivo do GBR
Objetivo do GBR

Objetivo do GBR

Os bancos oferecem aos seus clientes uma ampla gama de serviços e soluções financeiras, as quais permitem que empresas, governos e indivíduos em geral tenham acesso ao capital disponível para diferentes tipos de atividades econômicas. Mas, essas atividades tanto podem violar direitos humanos ou poluir o meio ambiente quanto contribuir para a melhora das condições básicas de vida ou auxiliar na proteção da biodiversidade.

O projeto Guia dos Bancos Responsáveis tem como objetivo analisar a responsabilidade socioambiental dos bancos a partir da ótica de suas carteiras de crédito e investimentos – ou seja, para quais empresas eles destinam o seu próprio dinheiro e de seus clientes. Entendemos a responsabilidade socioambiental de uma organização como sua responsabilidade em relação aos impactos das decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Essa responsabilidade deve ser fomentada através de um comportamento transparente e ético, que contribua para o desenvolvimento sustentável.

Apoiadores

O Guia dos Bancos Responsáveis ​​(GBR) faz parte da rede Fair Finance International , que é coordenada pela Oxfam Novib e financiada pela SIDA.

  • logos-realizadores_oxfam.png

    A Oxfam Novib, sediada nos Países Baixos, é uma das 17 filiais da Oxfam que juntas trabalham com parceiros locais em 94 países. É uma organização de desenvolvimento mundial que mobiliza o poder das pessoas contra a pobreza. No mundo todo, trabalha para encontrar maneiras práticas e inovadoras para as pessoas saírem da pobreza e prosperarem.

  • Sidas logga.jpg

    O GBR brasileiro e sua coalizão internacional, o Fair Finance Guide International, são financiados pela Agência Sueca de Desenvolvimento Internacional (Sida - Swedish International Development Cooperation Agency). Ela é uma agência governamental que trabalha em nome do parlamento e governo suecos, com a missão de reduzir a pobreza no mundo.

Realizadores

O GBR é uma iniciativa de uma coalizão de organizações da sociedade civil composta pelas seguintes organizações:

  • Instituto Defesa Coletiva

    Instituto Defesa Coletiva é uma entidade da sociedade civil cujo objetivo é garantir os direitos coletivos. O estatuto da entidade prevê a defesa coletiva dos interesses e dos direitos dos consumidores e outros direitos fundamentais no exercício da cidadania. Tem se destacado pelas ações coletivas de consumo em prol do exercício da cidadania.

  • Sou da Paz

    Desde 1997 o Instituto Sou da Paz trabalha para reduzir a violência no Brasil. Sua missão é contribuir para a efetivação de políticas públicas de segurança e prevenção da violência que sejam eficazes e pautadas pelos valores da democracia, da justiça social e dos direitos humanos.

  • conectas

    A Conectas existe para proteger, efetivar e ampliar os direitos humanos. Ela trabalha para proteger e ampliar os direitos de todos, especialmente para os mais vulneráveis. A ONG propõe soluções, impede retrocessos e denuncia violações para produzir transformações, a partir de um olhar do Sul Global.

  • Idec

    Associação de consumidores sem fins lucrativos, o Idec é coordenador da coalizão nacional e executor do GBR. É independente de empresas, governos e partidos políticos. Tem a missão de orientar, conscientizar, defender a ética nas relações de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos dos consumidores-cidadãos.

Compartilhe o conteúdo

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×