Sobre o Guia dos Bancos Responsáveis

O Guia dos Bancos Responsáveis é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) com o apoio da Oxfam Novib (confederação que inclui 17 organizações trabalhando através de parcerias e em comunidades em mais de 90 países). A iniciativa faz parte da Fair Finance Guide International, uma rede internacional de organizações da sociedade civil que visa o fortalecimento do compromisso dos bancos e outras instituições financeiras com normas sociais, ambientais e de direitos humanos.

Objetivo do GBR
Realizadores
Apoiadores
Links Úteis
Objetivo do GBR
Objetivo do GBR

Objetivo do GBR

Os bancos oferecem aos seus clientes uma ampla gama de serviços e soluções financeiras, as quais permitem que empresas, governos e indivíduos em geral tenham acesso ao capital disponível para diferentes tipos de atividades econômicas. Mas, essas atividades tanto podem violar direitos humanos ou poluir o meio ambiente quanto contribuir para a melhora das condições básicas de vida ou auxiliar na proteção da biodiversidade.

O projeto Guia dos Bancos Responsáveis tem como objetivo analisar a responsabilidade socioambiental de instituições financeiras a partir da ótica de suas carteiras de crédito e investimentos – ou seja, para quais empresas ela destina o seu próprio dinheiro e de seus clientes. Entendemos a responsabilidade socioambiental de uma organização como sua responsabilidade em relação aos impactos das decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Essa responsabilidade deve ser fomentada através de um comportamento transparente e ético, que contribua para o desenvolvimento sustentável.

Realizadores

O Guia dos Bancos Responsáveis é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) com o apoio da Oxfam Novib. A iniciativa faz parte da Fair Finance Guide International.

  • logos-realizadores_idec.png

    Associação de consumidores fundada em 1987. Não possui fins lucrativos. É independente de empresas, governos ou partidos políticos. Desenvolve projetos que recebem recursos de organismos públicos e fundações independentes. Esse apoio não compromete a independência do Instituto.O Idec é membro pleno da Consumers International, uma federação que congrega mais de 250 associações de consumidores que operam no mundo todo, além de fóruns internacionais. Conheça mais sobre o Idec, sua forma de atuação e seus resultados nesses 27 anos

     

  • logos-realizadores_oxfam.png

    Oxfam Novib é uma das 17 filiais da Oxfam que juntas trabalham com parceiros locais em 94 países. A Oxfam Novib tem o papel principal no trabalho da Oxfam no Afeganistão, Angola, Camboja, Egito, Magrebe (Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia), Moçambique, Níger, Nigéria, Territórios Ocupados da Palestina/Israel, Somália, Uganda e Vietnã.

  • Sidas logga.jpg

    O Guia dos Bancos Brasileiros e sua coalizão internacional, Fair Finance Guide International, são financiados pela Agência Sueca de Desenvolvimento Internacional (Swedish Agency for International Development - Sida)

Apoiadores

Apoie, junto com os consumidores, a iniciativa de tornar os bancos mais sustentáveis. O GBR, além de seus realizadores, é apoiado pelas seguintes organizações:

  • contraf.jpg

    A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) busca atender às demandas das diversas categorias envolvidas em atividades do sistema financeiro. Um dos objetivos da criação da entidade é incluir no debate e nas negociações sindicais todos os trabalhadores que fazem parte do processo de intermediação financeira com o intuito de equiparar seus direitos e ampliar suas conquistas.

  • sou-da-paz.jpg

    Organização que há quinze anos trabalha para reduzir a violência no Brasil. Sua missão é contribuir para a efetivação de políticas públicas de segurança e prevenção da violência que sejam eficazes e pautadas pelos valores da democracia, da justiça social e dos direitos humanos.

  • conectas

    A Conectas existe para proteger, efetivar e ampliar os direitos humanos. Ela trabalha para proteger e ampliar os direitos de todos, especialmente para os mais vulneráveis. A ONG propõe soluções, impede retrocessos e denuncia violações para produzir transformações, a partir de um olhar do Sul Global.

Links Úteis

Links Úteis

Estes links trazem iniciativas relacionadas a temas de sustentabilidade no setor financeiro:

Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE

CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

Pedagogia da Economia

Compartilhe o conteúdo

Obrigado por compartilhar

Sua mensagem foi enviada com sucesso

×