Publicidade de crédito

06 março 2019

 

 

O impacto da oferta do crédito no endividamento das famílias, com índices de inadimplência que atingem 64% dos consumidores, passa pela publicidade explorada pelas instituições de crédito em um cenário preocupante e que não para de crescer. Nesta pesquisa foram avaliadas 125 peças publicitárias divulgadas por 31 instituições de crédito (bancos grandes e pequenos, financeiras, correspondentes bancários e fintechs - empresas de tecnologia financeira em meio digital) entre julho e agosto de 2019. 

A coleta foi realizada na região central da cidade de São Paulo e em meios eletrônicos, envolvendo cinco das principais linhas de crédito utilizadas pelas famílias (cartão de crédito, crédito pessoal, crédito consignado, crédito para negativados e crédito para renegociar dívidas). O material coletado reuniu 43 folhetos e fotos obtidas nos locais visitados presencialmente e 82 anúncios de crédito, veiculados nos sites das instituições e nos aplicativos Instagram e Youtube.

 O conteúdo foi analisado com base na legislação vigente, o Código de Defesa do Consumidor e normativos de autorregulação bancária. Mesmo diante de uma legislação abrangente, os principais abusos e infrações diagnosticados no estudo foram: ausência do custo efetivo total, venda casada de seguros premiados, portabilidade de crédito descaracterizada como troca com troco, omissão de informações relevantes e condições de oferta indicadas por asteriscos e uso de letras miúdas, entre outras, que são praticadas livremente e sem nenhuma fiscalização de órgãos reguladores

 

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