Pesquisa sobre Educação Financeira 2020

04 março 2020

 

A Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF completa dez anos em meio a pandemia. Nasceu no pós-crise internacional de 2008 e aterrissou em 2020 no auge da maior crise sanitária dos últimos tempos, em um grande desafio para uma política de educação financeira, com milhares de famílias enfrentando dificuldades financeiras e precisando se reinventar.

O projeto inicial da ENEF consiste na formação de professores e capacitação de crianças e jovens do ensino fundamental, ensino médio e adultos em situação de vulnerabilidade (idosos,
aposentados e pensionistas e mulheres assistidas por programas sociais). Ao longo desse período muitas ações foram executadas para levar a educação financeira às escolas, o tema se popularizou e
ganhou adeptos, mas os consumidores ainda têm muitas dificuldades de lidar com ele. O superendividamento crescente se tornou um desafio a superar, mas a situação econômica desfavorável expõe famílias às decisões equivocadas para renegociar dívidas, tomar crédito, e até para fazer investimentos. Há muita insegurança e escolhas erradas.


Diante dos desafios que as famílias com um histórico de superendividamento estão enfrentando, o que podemos esperar da ENEF? Com objetivo de avaliar os resultados alcançados e
como esta política irá ajudar as famílias a atravessar a pandemia, o estudo reuniu quatro diferentes abordagens para avaliar como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) evoluiu nos
últimos dez anos. São elas: como o sistema financeiro atua na disseminação da educação financeira; quais os conteúdos de educação financeira oferecidos nos canais digitais dos bancos e como as ações desenvolvidas pela política pública estão impactando a população, tanto na percepção dos consumidores quanto na opinião dos especialistas e profissionais que atuam como consultores
financeiros.

 

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