Idec participa de eventos sobre sistema bancário e superendividamento
O Instituto aproveitou as oportunidades para apresentar o documentário No Caminho do Superendividamento
Os últimos meses foram agitados para o programa de serviços financeiros do Idec. O Instituto participou de mais de 10 eventos nos últimos meses. O tema principal de todos eles foi como evitar o superendividamento no Brasil.
Confira alguns dos eventos principais.
Fórum Social Mundial
Ione Amorim (de verde) no Fórum Social Mundial. Foto divulgação
De 13 a 17 de março, a economista do Idec, Ione Amorim, participou do Fórum Social Mundial em Salvador, que reuniu mais de 80 mil participantes de mais de 120 países.
O Idec participou de duas atividades: a Tenda da Economia Solidária – Consumismo, crédito e endividamento e a conferência A era do capital improdutivo: o FSM 2018 e a ampliação das resistências – Superendividamento e Educação financeira.
“Foram cinco dias intensos, cerca de mil voluntários e 2 mil atividades que fizeram da 13ª edição do Fórum Social Mundial 2018, um espaço de troca de experiências, debates, protestos, encontros e reencontros”, comenta Amorim.
Seminário em Defesa dos Bancos Públicos
Ione Amorim (à direita) no Seminário em Defesa dos Bancos Públicos. Foto divulgação
O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região realizou em 30 de maio o Seminário em Defesa dos Bancos Públicos.
O evento tinha como objetivo debater a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento brasileiro, bem como seu crescente sucateamento e ameaças de privatização.
Durante o seminário, a economista apontou que os bancos públicos estão atuando da mesma forma que as instituições financeiras privadas, colaborando para o superendividamento da população. Além disso, apresentou o trailer do documentário No Caminho do Superendividamento para ilustrar o problema.
20ª Conferência Nacional dos Bancários
Elici Bueno (à esquerda) e Gustavo Souza (no palanque) na 20ª Conferência Nacional dos Bancários. Foto Jailton Garcia / Contraf-CUT.
Entre 8 e 10 de junho, o Sindicato dos Bancários realizou a 20ª Conferência Nacional dos Bancários. O Idec esteve presente no evento e participou da mesa O Sistema Financeiro que Queremos.
Elici Bueno, coordenadora executiva do Idec, afirmou que políticas voltadas aos direitos humanos e sociais ocupam uma faixa bem pequena na política das instituições financeiras. “O sistema financeiro que não queremos, com certeza é este”, complementou a coordenadora.
Gustavo Machado de Melo, assistente de pesquisas do programa financeiro do Instituto, relembrou que os juros dos cartões de crédito no Brasil são os maiores do mundo, superando em 150% o segundo colocado, a Argentina. “A situação não é melhor se falarmos de cheque especial. Nos últimos dez anos, a média de juros foram quase o dobro da inflação”, afirmou Machado.
Na ocasião, foi apresentado o documentário No Caminho do Superendividamento.