O Guia dos Bancos Responsáveis é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) com o apoio da Oxfam Novib. A iniciativa faz parte da Fair Finance Guide International e tem suporte financeiro da Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (Sida).

O Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - é uma associação de consumidores fundada em 1987. Não possui fins lucrativos. É independente de empresas, governos ou partidos políticos. Os recursos financeiros para o desenvolvimento de suas atividades têm sua origem nas contribuições dadas pelos seus associados, nas vendas de assinaturas da Revista do Idec e outras publicações, além da realização de cursos. O Idec também desenvolve projetos que recebem recursos de organismos públicos e fundações independentes. Esse apoio não compromete a independência do Instituto.

A Fair Finance Guide Fair Finance International Guide (FFGI) é uma rede internacional de organizações da sociedade civil que visa a fortalecer o compromisso dos bancos e outras instituições financeiras com as normas sociais, ambientais e de direitos humanos.

A FFGI está presente em nove países: Alemanha, Bélgica, Brasil, França, Holanda, Indonésia, Japão, Noruega e Suécia. Em cada um desses países, uma coalizão de grupos da sociedade civil, com experiência em áreas relevantes para o acompanhamento e avaliação do setor financeiro, opera sob o guarda-chuva de FFGI. As coalizões nacionais da FFGI muitas vezes incluem organizações de direitos humanos, sindicatos, grupos ambientalistas e organizações de consumidores.

Apesar do esforço para garantir a precisão dos dados fornecidos, o GBR não alega, promete ou garante que as informações sejam íntegras, precisas, recentes ou adequadas, e não se responsabiliza por falhas no conteúdo do site, informações desatualizadas ou outros erros. A GBR não oferece garantia expressa ou implícita e não assume obrigação ou responsabilidade legal pela precisão ou integridade das informações contidas neste documento. Opiniões sobre alguns assuntos não refletem necessariamente a opinião de todas as organizações participantes. Caso você acredite que este documento contém erros efetivos, solicitamos que entre em contato conosco.